quinta-feira, 13 de setembro de 2007

RELIGIÃO - Comunidade Taizé de Alagoinhas


Em Taizé, no Sul da Borgonha, em França, encontra-se a comunidade ecuménica internacional fundada em 1940 pelo irmão Roger. Os irmãos comprometem-se para toda a vida na partilha dos bens materiais e espirituais, no celibato e numa grande simplicidade de vida. Actualmente, a comunidade tem cerca de uma centena de irmãos, católicos e de diversas origens evangélicas, vindos de mais de vinte e cinco países. No coração da vida quotidiana em Taizé, encontram-se os três momentos de oração comunitária. Os irmãos vivem somente do seu trabalho. Não aceitam qualquer donativo nem qualquer presente para eles mesmos. Alguns dos irmãos vivem em pequenas fraternidades no meio dos mais pobres. Desde o fim dos anos 1950, milhares de jovens começaram a vir a Taizé para participarem nos encontros de oração e de reflexão que têm lugar semana após semana. Os irmãos de Taizé efectuam também visitas e animam em África, na América do Sul e do Norte, na Ásia e na Europa, pequenos e grandes encontros que fazem parte de uma «peregrinação de confiança na terra».

Comunidade Taizé de Alagoinhas

Ateliers de vitrais da Comunidade de Taizé é animado pelos próprios irmãos. Taizé é uma comunidade de irmãos, de várias Igrejas cristãs, que procuram construir por suas vidas um sinal de amor faterno e de unidade. O nome “Taizé” vem do povoado na França onde a Comunidade começou, na Segunda Guerra Mundial. No Brasil, os irmãos moram em Alagoinhas, a 110 km de Salvador (rua São Lázaro 700, b.Santa Terezinha). Acolhem crianças, jovens e adultos para encontros e retiros, com participação na oração comunitária. Irmão Roger, fundador de Taizé, escreve:"Sim, Deus nos quer felizes. Mas ele nunca nos convida a ficar passivos, indiferentes ao sofrimento dos demais. Muito pelo contrário! Deus nos sugere que sejamos criativos, sabendo criar inclusive na hora de provações." Os irmãos de Taizé vivem só do trabalho deles, não aceitam nem as doações nem as heranças. Na comunide existem várias oficinas, uma dela é o Atelier de Artes.Para mais informações veja o site http://www.taize.fr/.A maior produção do Atelier é a fabricação de vitrais para as igrejas, capelas, oratórios privados... Mais também fazemos vários objectos para embelezar a casa, vitrais para as janelas e portas com motivos figurativos (natureza ou outro) ou abstratos, luminárias... O nosso atelier produz igualmente ícones pintados, azulejos e restaura alem dos vitrais, as esculturas em madeira. Estamos abertos a todas as propostas e buscamos sempre as novas possibilidades: por exemplo associar o vidro colorido e pintado com a madeira ou com o gesso (mosaicos).
Pequena meditação

Houve períodos da história onde certos cristãos foram particularmente atentos à partilha. No século IV, São João Crisóstomo escrevia: "As brigas e guerras estouram porque alguns tentam apropriar-se do que é de todos. É como se a natureza se indignasse com o ser humano, que através dessa palavra fria, "o seu" e "o meu", põe a divisão, lá onde Deus pôs a unidade. Essas palavras "o seu" e "o meu" não têm sentido."

Do livro do irmão Roger, de Taizé: Em você a paz do coração - Meditações para cada dia do ano Pia Sociedade Filhas de São Paulo Av. Indianópolis, 2752, 04062-003 São Paulo SP, Brasil

Atelier de Artes da Comunidade Taizé
Alagoinhas - Bahia
Fone/fax: (75) 3422-4748








Nenhum comentário: