segunda-feira, 17 de setembro de 2007

GASTRONOMIA INTERNACIONAL – Culinária Norte-americana

Thanksgiving Day – Dia de Ação de Graças
Thanksgiving Day – Dia de Ação de Graças

Aeroportos lotados, muita correria, estradas congestionadas, lojas cheias, parece o nosso Natal! É com nostalgia que relembro meu primeiro Thanksgiving... Eu era intercambista do AFS. Naquele dia, logo pela manhã, começou uma movimentação fora do comum pela casa. Na hora do jantar a chegada dos familiares, a mesa farta de nada que eu conhecesse... não salvou nem o peru... pois eu nunca tinha visto um peru de 10 kg!!! Para nós brasileiros este dia passa batido, a única lembrança é de minha infância, quando assistíamos ao meio-dia a uma linda festa transmitida da Cidade de Deus em Osasco, nada além disso. Nos Estados Unidos a primeira celebração do Dia de Ação de Graças aconteceu em 1621 e foi feita pelos peregrinos ingleses que fundaram a colônia de Plymouth - que mais tarde virou o estado de Massachusetts. A comemoração foi feita junto com os índios da tribo Wampanoag, com o objetivo de comemorar a benelovência de Deus para com eles num período em que mais da metade dos peregrinos tinha morrido por causa do inverno rigoroso pelo qual passaram. A data oficial hoje é a quarta quinta-feira de novembro. Neste dia as famílias se reúnem para o famoso 'Thanksgiving Dinner'. Assim como na celebração de uma ótima colheita, faz parte do ritual desta data preparar e comer uma grande refeição composta de pratos simples que preservam a memória da vida rústica no campo. No cardápio de Thanksgiving o peru recheado é o prato principal, algumas guarnições incluem farofa de milho ou pão (stuffing), molho de cranberry (uva-do-monte), purê de batatas, batata-doce, milho e vagens. Para sobremesa as tortas feitas em casa de abóbora, maçã e nozes pecan. Pretendo neste mês apresentar aqui algumas receitinhas que nos últimos anos eu tenho feito para a ceia de Natal, todas inspiradas no Dia de Ação de Graças.

Nenhum comentário: