terça-feira, 2 de outubro de 2007

LUGARES PARA VISITAR: Guayaquil, Ecuador



http://pt.wikipedia.org/wiki/Guayaquil

História

A história de Guayaquil se assenta nos fatos de três fundações, sendo a última e definitiva o 25 de Julho de 1538 pelo Capitão Francisco de Orellana, ao pé do Cerro Santa Ana.

Durante a época da colônia Guayaquil ocupou um lugar preferencial. O comércio e a navegação foram a sustentação da economia; nos estaleiros se construíam embarcações com as famosas madeiras de suas montanhas como guayacán, *mangle, balsa, loureiro, e outras.

Na madrugada de 9 de outubro de 1820, a cidade se tornou independente, sendo a primeira no atual Equador a conseguir. Constituiu-se como uma província livre, sob o mandato de José Joaquín de Olmedo, e teve dentro de sua extensão territorial as costas de Equador, inclusive além das fronteiras do atual país tanto no norte como no sul. No entanto, dois anos depois Simón Bolívar, depois da reunião que teve com José de San Martín na cidade, anexou a província livre de Guayaquil à Grande Colômbia, por sua própria conta, sem considerar a opinião da cidade nem a de Olmedo.

Em 1896, ocorreu o maior incêndio da história de Guayaquil, conhecido por isto como o "Grande Incêndio". Aproximadamente, a metade do Guayaquil de então se queimou.

Na atualidade Guayaquil se converteu num destino turistico nacional e internacional, o Projeto de embelezamento da cidade por parte das ultimas alcaldias conseguiram este objetivo depois de investir grandes somas de dinheiro no plano "Regeneración Urbana".

Economia

Durante a época da colônia *Guayaquil sempre ocupou um lugar primordial, sendo o Porto Principal a movimentado a economia do País até a atualidade. O comércio e a navegação foram os recursos; nos estaleiros se construíam embarcações com as famosas madeiras de suas montanhas como *guayacán, *mangle, balsa, loureiro, e outras

Nos dias de hoje, ao Porto de *Guayaquil chegam embarcações de todas partes do mundo, e isto gera trabalho para os habitantes desta cidade. *Guayaquil é o porto fluvial e marítimo mais importante do país, com 73% de todas as importações e o 47% do total das exportações se mobilizam através das instalações portuárias que se encontram ao sul da cidade.

Universidades

Algumas das universidades principais de Guayaquil:

Escuela Superior Politécnica del Litoral
Universidad de Guayaquil
Universidad Católica de Santiago de Guayaquil
Universidad Laica Vicente Rocafuerte
Universidad de Especialidades Espíritu Santo
Brookdale Community College (a única faculdade com 100% de acreditação nos Estados Unidos)

Igreja de São Francisco

A atual cidade possúi uma grande população eminentemente católica. Sua catedral é o maior símbolo que representa aos católicos da região. Por causa da liberdade de consciência histórica dos equatorianos há também muitos edifícios de outras religiões, em especial aquelas envolvidas no trabalho do missionário. Guayaquil é também uma comunidade anglicana e tem um templo na igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

A cidade é o centro de indústrias da pesca e de manufatura do Equador.

O aeroporto internacional da cidade, José Joaquin de Olmedo(IATA abbr.: GYE), foi recentemente inaugurado. Os personagens famosos de Guayaquil incluem os pintores e mestres Enrique Tábara, Félix Arauz, Juan Villafuerte, Luis Molinari e Theo Constanté; poeta José Joaquín de Olmedo, scholar Benjamín Urrutia e jogador do tênis Pancho Segura.

Origem etimológica

Ao nome de Guayaquil se lhe atribui a uma história que se converteu em lenda romântica que percorreu de boca em boca, atribuindo-se a designação da cidade à união dos nomes do cacique *Guayas e sua esposa Quil, símbolos da resistência aborígene, que -de acordo à tradição popular- escolheram lutar até morrer antes que se submeter a *vassalagem imposta pelos conquistadores espanhóis. A existência de um povoado de nome Guayaquil situado pelas imediações de Yaguachi, foi jogo de explorações por pesquisadores dos fatos históricos, os quais coincidiram que o mesmo que ao momento da conquista, teria estado governado por um bravo cacique desse nome. Descoberto a verdadeira origem, a única dúvida que persistiria é, se foi dito cacique quem deu o nome ao povo e ao rio ou vice-versa. Mas em seu livro sobre o cacique Guayaquile, Véliz Mendoza afirma que há referências ao topônimo pelo menos sete vezes em documentos anteriores a 1543. Um basso inteligente cheio de lumbrigas!!!

Santiago de Guayaquil ou Guayaquil (em português Guaiaquil) é a cidade mais populosa do Equador, e também o principal porto do país. Guayaquil situa-se na margem ocidental do rio de Guayas, que desemboca no golfo de Guayaquil, no Oceano Pacífico. Guayaquil está a 2,21°S 79,90°O, a aproximadamente 250 km na direção sul-sudoeste da capital equatoriana, Quito. De acordo com o censo mais recente (2001), sua população era de 1 985 379 pessoas.

Guayaquil é a capital da província Equatoriana de Guayas e sede do cantão homónimo. (em Equador, um cantão (cantón) é uma subdivisão do país menor que uma província.)

Nenhum comentário: