sábado, 27 de outubro de 2007

CUTURA: Visite a Polônia



FÉRIAS ACTIVAS
Para todos os gostos

http://www.emb-polonia.pt/Por/Turismo/turismo.html

Uma das tendências inquestionáveis do turismo internacional é aquela a que se tem chamado “turismo activo”, uma modalidade no seu auge que procura, longe da uniformidade cómoda, as vivências excepcionais, a sábia mistura de viajar e de praticar as actividades favoritas, o prazer pelo desporto... e tudo isto em intenso contacto com a natureza.

Para este tipo de viajantes, a Polônia é, sem dúvida, o destino ideal. Um país que soube conservar um património natural tão amplo e variado e que vem desenvolvendo as infra-estruturas necessárias para a prática deste tipo de turismo, oferecendo múltiplas possibilidades ao viajante activo.

De Norte a Sul, do mar à montanha, a Polônia oferece os melhores cenários para todo o tipo de actividades. Ao longo da costa báltica, de mais de 500 quilómetros, podem praticar-se todos os desportos de mar, desde a vela ao surf, embora os mais tranquilos talvez prefiram dedicar-se a contemplar o insólito deslocamento das dunas no Parque Nacional Slowinski.

Nesta parte há vários campos de golf, alguns deles com uma bela vista sobre o Báltico e é possível praticar parapente sobre as dunas e as praias, contemplando uma paisagem única.

Na enseada de Szczecin, na fronteira com a Alemanha encontra-se a chamada Academia de Navegação com uma superfície de 952 quilómetros quadrados, unida ao mar Báltico e inclusivamente a Berlim através de um sistema de lagos e canais navegáveis que formam uma rota aquática de mais de 250 quilómetros.

Em direcção ao interior, a água continua a ser uma parte de paisagem. A região dos Grandes Lagos Masurianos, não sem razão chamada dos Mil Lagos oferece tudo o que é necessário para a prática da vela, canoagem e outros desportos náuticos, a pesca com cana ou, simplesmente, os passeios em barcos de recreio. Os lagos estão tão próximos que, por vezes, se levam os barcos de um lago para outro, através de um engenhoso sistema de carris.

Na região de Suwalki, conhecida por “pulmões verdes” da Polônia, pode realizar-se a impressionante descida do sinuoso rio Czarna Hancza, com o maior percurso da Europa para kayaks. Mas esta não é a única possibilidade, a Polónia oferece múltiplas sugestões para os amantes da canoagem. Alguns exemplos mais: a descida do Brda, uma experiência tranquila e silenciosa observando a natureza e a fauna; um passeio romântico pelo Krutynia, entre lagos povoados de cisnes ou a navegação pelo Biebrza, entre canaviais e bandos de aves.

À medida que nos aproximamos do sul, aumentam as alternativas. As montanhas permitem desde as excursões ao esqui alpino e de fundo ou a asa delta. Dos alpinos Tatras aos surpreendentes Sudety, passando pelos montes Karkonosze ou Stolowe, sem esquecer Sowie e Kaczawskie, ou os desabitados Bieszczady e muitos mais.

Nos sinuosos rios que percorrem os vales entre montanhas, é possível praticar a pesca e a navegação. Há também zonas de caça e muitos percursos a cavalo ou em bicicleta. O gosto pela bicicleta é muito antigo na Polônia. Já em 1884 se criou a Sociedade Ciclista de Varsóvia e desde então, foram criadas numerosas pistas nos bosques, junto às vias fluviais, nas dunas ou nas montanhas. Há dezenas de milhares de quilómetros sinalizados e uma boa infra-estrutura de aluguer de bicicletas, albergues e oficinas.



Algo diferente


Todas as actividades convencionais para os amantes do turismo activo podem ser satisfeitas na Polônia. Mas, para além dessa, há outras, não tão comuns, para as quais o país oferece uma adequada infra-estrutura e serviços.

A Polônia é, por exemplo, um verdadeiro paraíso para esse pacífico desporto que consiste na observação de pássaros e outros animais. Devido à sua posição geográfica é ponto de passagem de milhões de aves migratórias e sede da quase totalidade das aves de rapina. As numerosas zonas aquáticas e pantanosas formam um ecossistema único.

Os amantes da caça encontrarão na Polônia muito por onde escolher, incluindo algumas espécies de caça maior, pouco frequentes, sem esquecer a tradicional caça à raposa, a cavalo.

Também a cavalo se podem realizar múltiplas actividades. Não é por acaso que os cavalos polacos têm reconhecida fama mundial e o terreno do país presta-se especialmente para realizar rotas com diferentes graus de dificuldade.

Os amantes de mineralogia e de geologia poderão apreciar as excelentes colecções existentes ou fazer a sua própria busca. Entre outras maravilhas, pode encontrar-se na Polônia o melhor âmbar. Também se podem visitar diferentes tipos de minas. Uma outra possibilidade turística no seu auge são as viagens turísticas em velhos comboios a vapor. Em diferentes zonas da Polônia conservam-se locomotivas, vagões e trajectos em uso que fazem as delícias dos amadores.

Nenhum comentário: