quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

MÚSICA – As Meninas - Banda Feminina Baiana


As Meninas - Xibom Bombom
http://www.youtube.com/watch?v=6QKk5gU-CDI&feature=related

Bom xibom, xibom, bombom

Analisando essa cadeia hereditária
Quero me livrar dessa situação precária
Onde o rico fica cada vez mais rico
E o pobre cada vez mais pobre
E o motivo todo mundo já conhece
É que o de cima sobe e o de baixo desce

Bom xibom, xibom, bombom

Mas eu só quero
Educar meus filhos
Tornar-me um cidadão
Com muita dignidade
Eu quero viver bem
Quero me alimentar
Com a grana que eu ganho
Não dá nem pra melar
E o motivo todo mundo já conhece
É que o de cima sobe e o de baixo desce

Bom xibom, xibom, bombom
Bom xibom, xibom, bombom

Histórias de Carla Cristina: A menina que virou uma talentosa mulher
Colunistas - 19/05/2007

Em uma entrevista ao jornal Diário do Sul, a cantora Carla Cristina conta de forma alegre e descontraída sobre o início da carreira, projeção internacional com o grupo As meninas e o sucesso já conquistado na carreira solo. Nascida em 2 de maio de 1970, é a caçula de quatro irmãos e desde pequena a música faz parte da vida de Carla Cristina.
Ela conta que seu pai sempre gostou de uma boa música e ela cresceu neste clima de festa. Seu pai adorava juntar os amigos para entoar e ouvir canções. "Meu pai não deixava eu ficar até tarde na varanda, aí eu voltava pra varanda escondida e ouvia a e aprendia a cantar todas as músicas. Desde pequena eu queria ser cantora. Se não fosse cantora, com certeza seria veterinária", revela.
De tanto brincar de cantar, Carla Cristina tomou gosto e acabou assumindo a música como profissão. Em 1994, fez parte da Beer Banda, no final de 1995 sobe ao trio como líder da Banda Papaléguas e no carnaval de 1996 recebeu o título de cantora revelação pelo Troféu Dodô e Osmar. "Foi uma surpresa porque foi o segundo ano que eu era líder de uma banda e receber uma premiação como o Troféu Dodô e Osmar. Foi uma surpresa agradabilíssima, acho que mandei bem na avenida", analisa.
Já em 1999, entra para a banda As meninas e em 2000 foi a sensação do carnaval de Salvador junto com a banda. O sucesso lhe rendeu viagens pelo mundo e projeção internacional. Sobre esta fase, a artista confessa que houve uma certa apreensão no início. "Porque pensava assim: como vai ser a receptividade das pessoas? É uma cultura totalmente diferente, o brasileiro é muito alegre curte samba, praia, sol, é outro astral. E íamos conhecer a Argentina, Chile, Angola, EUA, Portugal, Uruguai", justifica.

Carreira Solo
Após a atuação no grupo As meninas, Carla resolveu alçar outros vôos e lançou sua carreira solo, em 2003, com o CD Brasileira. "Foi uma fase de transição e uma experiência nova para mim. Eu estava vindo de uma fase maravilhosa, fazendo muitos shows, televisão, conhecendo muita gente, mas eu não sabia como era a fazer a seleção de um repertório. É um reconhecimento notável. Todo mundo fala que a menina virou mulher", pontua a cantora.
O CD Brasileira, que marca essa nova etapa em sua carreira, abrangia vários ritmos musicais, como balada, pop, samba, axé. Em seguida, o segundo disco lançado foi Coisas do Axé, em homenagem à música baiana. O CD tem 12 regravações da axé music, porém, com uma nova roupagem.
Na coletânea Um Barzinho e Um Violão também houve a participação da baianíssima Carla. "Foi muito positivo, eu sou eclética e não quero ser rotulada como cantora de axé", garante.
"Minha realidade é o trio, eu gosto da agitação do carnaval, é uma demonstração de nossa cultura e realidade de nossa gente, povo festeiro e alegre e, apesar da dificuldade, tem a alegria de viver. Barzinho violão foi uma experiência fantástica, foi uma gravação em uma noite que gerou um DVD e dois CDs. Eu fui convidada a participar e interpretava duas músicas. O reconhecimento foi muito grande", complementa a cantora.

No Dia-a-dia
Fora dos palcos ela gosta de estar com a família e cercada do carinho e do amor de seus pais e irmãos. E ainda conta que ama cuidar de seus animais: cinco cachorros e um papagaio. No tempo livre, Carla Cristina aproveita pra curtir praia, cinema com os amigos, ir ao teatro e comer pipoca. São essas atividades que enchem de prazer o coração dessa talentosa cantora.
Ainda sobre sua intimidade ela afirma: "Eu não consigo ter duas personalidades. A Carla filha é a mesma pessoa da Carla cantora. A música faz parte de meu dia a dia, eu não posso trazer o palco pra dentro da minha casa, mas a música está comigo 24 horas por dia. Eu sou o que eu sou dentro ou fora de casa. Moleca às vezes e séria quando é preciso ser".
Sobre referências musicais, a artista cita nomes como Elis Regina, Maria Betânia, Gal Costa, Alcione, Marisa Monte e acredita que, recentemente, a maior cantora de música popular, uma das maiores vozes da Música Popular Brasileira é Ivete Sangalo.

Beleza e talento
Em relação ao duelo entre beleza e talento, Carla Cristina faz algumas observações: "Seria muito importante se as pessoas observassem o nosso talento, a nossa vocação, mas infelizmente o mercado se importa em mostrar mais a estética do que o talento. Por isso, tem que existir uma preocupação."
"Eu quero que as pessoas observem meu talento. Se eu quisesse mostrar meu corpo, eu teria saído na Playboy. Recusei porque eu quero que as pessoas primeiro me reconheçam como cantora de Música Popular Brasileira. Quando isso acontecer, que eu tiver firme no mercado, aí eu posso. Até porque eu queria me ver mesmo. Essa história que o nu é lindo é conversa mole. A gente quer ganhar dinheiro mesmo", acrescentou, entre risos.
Pedimos à cantora que escolhesse uma palavra que a defina. Ela foi enfática: "Força. Sou uma mulher de muita força, muita vontade de lutar. Tenho força pra lutar, pra vencer, me recuperar diante das quedas da vida".
E, para os apaixonados pela voz de Carla, podem aguardar. A partir do final de maio, ela irá gravar um novo disco.

Por Nilza Miranda*

* Nilza é estudante de Jornalismo da FTC

Website Recomendado:
http://www.carlacristina.com.br/site/

Contatos:
Mande sua dúvida, crítica ou sugestão. Em breve, responderemos seu e-mail.

carla@carlacristina.com.br

shows@carlacristina.com.br

gravadora@carlacristina.com.br

Orkut- Carla Cristina (oficial)

Contato para shows:

55 71 3113.2811
55 48 3240.7676

Saiba as últimas novidades visitando sempre nosso fotolog! www.carlacristina.com.br/fotolog

Nenhum comentário: