domingo, 30 de dezembro de 2007

SAÚDE - Boletim Informativo Nº. 29 do Grupo Vontade de Viver


GRUPO VONTADE DE VIVER
De Apoio aos Portadores do Vírus da Hepatite C


BOLETIM INFORMATIVO No 29

Em dezembro de 2007, os serviços profissionais (voluntário) da psicóloga MARIA CHARBEL LIBÓRIO RIBEIRO foram suspensos, entretanto, a partir do dia 07.01.2008, o atendimento será retornado, sempre às segundas-feiras pela manhã. Quanto à nutricionista ANA CLÁUDIA DURAN, a previsão é de contarmos com os seus préstimos, a partir de fevereiro de 2008.

O Grupo Vontade de Viver, participou da solenidade de entrega de certificados e troféus, conferidos pela Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), no dia 19.12.2007. O Grupo foi agraciado com o certificado de “Amigo do Transplante”. Na ocasião, fomos informados pelo Coordenador de Transplantes, Dr. Eraldo Moura, dos avanços obtidos, a exemplo da captação de órgãos provenientes do interior do Estado. Destacou ainda que tem recebido total apoio do Secretário Estadual de Saúde, que também prestigiou o evento com a sua presença.

Outro fato digno de registro foi a inauguração da nova farmácia de medicamentos de alto custo do Hospital Manoel Vitorino, que aconteceu no dia 27.12.2007. O Grupo Vontade de Viver foi convidado e se fez representar pelo seu presidente e mais dois diretores. Na ocasião, estiveram presentes várias autoridades. O Secretário Estadual de Saúde, Dr. Jorge Solla, em seu discurso, enfatizou o trabalho do Grupo Vontade de Viver em prol dos portadores do vírus da hepatite C.

Destacamos também a continuidade da execução do projeto “DIVULGAÇÃO DA HEPATITE C NAS EMISSORAS DE RÁDIO DE SALVADOR, BAHIA”, que já obteve a adesão de 12 (doze) emissoras de rádio; também foram concedidas 2 (duas) entrevistas. O projeto prevê a adesão de, no mínimo 20 (vinte) emissoras de rádio e a concessão de 20 (vinte) entrevistas. Pretendemos ultrapassar aquela meta uma vez que esperamos contar com a adesão de TODAS as emissoras de rádio AM e FM de Salvador, além de algumas rádios comunitárias.

Está previsto, para o dia 23.02.2008 às 9h30, no auditório da FIOCRUZ-BA (Rua Waldemar Falcão,121-Brotas), uma palestra sobre NUTRIÇÃO, a ser proferida pela professora em nutrição Rosângela Mazza.

Diagnostico da fibrose por um teste de sangue

Pesquisadores da "Hepatitis B Foundation" uma organização não governamental dos Estados Unidos, junto com pesquisadores da "Drexel University College of Medicine" estarão publicando na edição de fevereiro de 2008 do "Journal of Virology" um estudo relatando a descoberta de um simples teste de sangue que poderá substituir a necessidade da realização de uma biopsia de fígado para se estimar o grau de fibrose ou cirrose.

O objetivo dos pesquisadores e a de se evitar a necessidade de uma biopsia em pacientes diagnosticados com uma infecção pelas hepatites B ou C ou com esteatose (gordura) hepática, procedimento hoje necessário para se estabelecer a conduta terapêutica a seguir.

O sucesso dos tratamentos nos indivíduos com doenças hepáticas depende do diagnostico precoce do dano no fígado.

O estudo, coordenado pelos Drs. Anand Mehta e Timothy Block comentam na edição on-line do Journal of Virology que eles testaram o sangue de pessoas diagnosticadas com fibrose ou cirrose, encontrando nessas pessoas níveis altos de um anticorpo especial que reconhece um carboidrato, observando uma correlação entre o nível encontrado e o grau de dano existente no fígado.

O Dr. David Thomas da Johns Hopkins School of Medicine acredita que se confirmada a descoberta a mesma será uma avanço fascinante e muito importante, pois o teste poderá substituir a biopsia, alem de poder informar dados sobre como acontecem as doenças que atacam o fígado e pesquisar medicamentos que possam combater os anticorpos agora detectados.

Uma nova fase da pesquisa, junto com o "National Cancer Institute (NCI)" será realizada em 300 pacientes com diversas doenças hepáticas e, conforme os resultados será dado inicio a uma nova fase em milhares de pacientes.

Se a pesquisa e confirmada e validada, um procedimento não invasivo estará disponível para substituir a biopsia do fígado, ficando a biopsia para casos especiais quando pelos resultados o médico assim o achar necessário.

Mais notícias no site do Grupo Otimismo:
hepato@hepato.com

Website do Grupo Vontade de Viver:
http://www.vontadedeviver.org.br/



Os Fundadores do Grupo com seus parentes e amigos ( clique na foto para ampliá-la )

Associe-se ao GRUPO VONTADE DE VIVER! Não cobramos taxas ou mensalidade. Para cadastrar-se acesse o item "Filie-se ao Grupo". Quanto mais associados o GRUPO tiver, maior a sua representatividade junto à Sociedade!
E-MAIL: contato@vontadedeviver.org.br
FONES: (71) 3321-7646/9985-1293/9961-5809/9104-0571

Rua Carlos Gomes,270-sala 110-Centro-Salvador-Bahia Horário de Atendimento: 9 as 12 e 14 as 17 horas de segunda a sexta-feira

Entidade de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal

Nenhum comentário: