segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Linguística - A Tautologia

Tautologia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tautologia

Ir para: navegação, pesquisa

A tautologia (do grego ταὐτολογία) é, na retórica, um termo ou texto redundante, que repete a mesma idéia mais de uma vez. Como um vício de linguagem pode ser considerada um sinônimo de pleonasmo ou redundância. A origem do termo vem de do grego tautó, que significa "o mesmo", mais logos, que significa "assunto". Portanto, tautologia é dizer sempre a mesma coisa em termos diferentes.

Em filosofia e outras áreas das ciências humanas, diz-se que um argumento é tautológico quando se explica por ele próprio, às vezes redundantemente ou falaciosamente. Por exemplo, dizer que "o mar é azul porque reflete a cor do céu e o céu é azul por causa do mar" é uma afirmativa tautológica. Da mesma forma, um sistema é caracterizado como tautológico quando não apresenta saídas à sua própria lógica interna — em outro exemplo, exige-se de um trabalhador que tenha curso universitário para ser empregado, mas ele precisa ter um emprego para receber salário e assim custear as despesas do curso universitário.

Raciocínio Lógico - Quando uma proposição composta é sempre verdadeira, então teremos uma Tautologia. Ex: P(p,q,r)= (p ∧ q) → (p ∨ q). Numa Tautologia, o valor lógico da proposição composta P(p,q,s)=[(p ∨ q) ∧ (p ∧ s)] → p, será sempre verdadeiro.

http://afectado.blogspot.com/2006/09/vocs-sabem-o-que-tautologia.html

Vocês sabem o que é tautologia?

É o termo usado para designar um dos vícios de linguagem que consiste na repetição de uma ideia, de maneira viciada, com palavras diferentes, mas com o mesmo sentido. O exemplo clássico é o famoso "subir para cima" ou o "descer para baixo". Mas há outros, como vocês podem ver na lista a seguir:

- elo de ligação;
- acabamento final;
- certeza absoluta;
- nos dias 8, 9 e 10, inclusivé;
- juntamente com;
- em duas metades iguais;
- sintomas indicativos;
- há anos atrás;
- vereador da cidade;
- outra alternativa;
- detalhes minuciosos;
- a razão é porque;
- anexo junto à carta;
- de sua livre escolha;
- superávit positivo;
- todos foram unânimes;
- conviver junto;
- facto real;
- encarar de frente;
- multidão de pessoas;
- amanhecer o dia;
- criação nova;
- retornar de novo;
- empréstimo temporário;
- surpresa inesperada;
- escolha opcional;
- planear antecipadamente;
- abertura inaugural;
- continua a permanecer;
- a última versão definitiva;
- possivelmente poderá ocorrer;
- comparecer em pessoa;
- gritar bem alto;
- propriedade característica;
- demasiadamente excessivo;
- a seu critério pessoal.

afectado
Se tiverem sugestões, ideias, propostas ou links que pensem ser interessantes contactem-me para o e-mail afectado@gmail.com. Usem e abusem!

2 comentários:

emily Price disse...

nossa pitta gsotei muito da materia sobre tautologia isso e muito interessante ,i tem muito disso no nosso dia-a-dia ..princilpamente subir pra cima rs i as pessoas fala i nem percebem..bom viu cm nao entrei no teu blog ?nao te abandonei nao pode crer q sempre q der eu vou entar i comentar ..te adoro prof rsr bjoooooooooo

AP TRADUÇÕES disse...

Oi, Princesinha!

Valeu! Você é show também!
Continue assim.

Beijos,

Pitta