sexta-feira, 30 de novembro de 2007

SINTRA - SINDICATO NACIONAL DOS TRADUTORES



SINTRA é a sigla de "Sindicato Nacional dos Tradutores", entidade oriunda de um grupo de tradutores que se abrigava, no Rio de Janeiro, desde o início dos anos setenta, na SBAT - Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. A primeira conquista desta antiga associação de tradutores foi o reconhecimento da profissão de tradutor, o que se deu em 1988.(1)

A partir do reconhecimento oficial da existência da profissão de tradutor, foi possível fundar-se um sindicato, o que aconteceu em 30 de novembro de 1988, no Rio de Janeiro. O SINTRA é, desde sua inscrição no Ministério do Trabalho e Previdência Social, o órgão que representa os tradutores e intérpretes em todo o território nacional. (2)

O SINTRA é, também, membro da FIT - Federação Internacional dos Tradutores, entidade que congrega os tradutores no plano mundial, criada em Paris em 1953. Em 2005, o SINTRA estendeu sua participação ao CRAL (Centro Regional América Latina) da FIT, com vistas a tornar mais vigorosa sua atuação em termos da atual convivência da região.
O Sindicato participou, em 2000, das reuniões, em São Paulo, para a descrição da profissão, que passou a constar do Catálogo Geral das Profissões do Ministério do Trabalho.

São inúmeras as atividades desenvolvidas pelo sindicato, mas há três vertentes principais a que o SINTRA vem se dedicando em todos esses anos:
A busca de remuneração digna. O SINTRA publica, a partir de consultas aos profissionais bem remunerados, uma lista de preços recomendados que há muito tempo serve de orientação para as grandes empresas privadas e públicas pagarem os serviços de tradução que encomendam, e para os profissionais balizarem os seus preços pelo setor mais bem remunerado do mercado. Tem interesse, também, na determinação de um piso salarial, embora os tradutores com salário fixo sejam minoria dentro da categoria.

A luta pelo recebimento, pelos tradutores de livros, de direitos autorais. Embora se reconheça amplamente que os tradutores são co-autores dos livros que traduzem, a prática das editoras é comprar esses direitos juntamente com a remuneração paga pelo serviço de tradução. O SINTRA vem fazendo instâncias junto aos editores para modificar essa situação.

O apoio aos tradutores nas suas questões com os clientes. O sindicato se mobiliza para fazer valer os direitos dos tradutores diante das dificuldades para receber o pagamento pelos seus serviços. Desde 2004, conta com serviços advocatícios contratados que fornecem, sem ônus para os associados, a primeira consulta, por e-mail. Pretende-se ampliar esses serviços. Além disso, o SINTRA realiza, gratuitamente, as homologações das demissões de funcionários de empresas da área, no Rio de Janeiro.

O SINTRA Busca, também, de todas as formas, dar apoio à categoria, não somente na sua defesa, mas também por meio da informação útil.

Em 3 de dezembro de 1999 fundou-se, a partir do SINTRA e tendo como membros natos os membros do SINTRA de então, a ABRATES - Associação Brasileira de Tradutores, hoje totalmente independente do sindicato e responsável pelos exames de credenciamento de tradutores em todo o Brasil, além de outras iniciativas de grande interesse para tradutores e intérpretes.

Por: Paulo Wengorski (2° Secretário)

DIRETORIA - (2006-2007)

Presidente Elizabeth Lélia Thompson
Tradutora, intérprete, baseada no Rio de Janeiro, RJ.

1º Vice-Presidente Maria Franca Zuccarelli
Tradutora, professora universitária, baseada no Rio de Janeiro, RJ.

2° Vice-Presidente Sérgio Soares Xavier Ferreira
Intérprete, tradutor, baseado no Rio de Janeiro, RJ.

Secretário Geral Pedro Seume
Tradutor, baseado no Rio de Janeiro, RJ.

1° Secretário Sieni Maria Campos
Intérprete, tradutora, baseada em Florianópolis, SC.

2° Secretário Claudia Schilling
Tradutora, intérprete, baseado em São Paulo, SP.

1° Tesoureiro Heloisa Gonçalves Barbosa
Tradutora, professora universitária, baseada no Rio de Janeiro, RJ.

2° Tesoureiro Elena Gaidano
Tradutora, baseada no Rio de Janeiro, RJ.

CONSELHO FISCAL
TITULARES
1º Sílvia Helena Rocha Souza
2º Jutta Irene Gruetzmacher
3º Beatriz Fernandes Caldas
SUPLENTES
1º Geraldo Inácio
2º Ewa Procter
3º Ana Lúcia Campbell

SINTRA – Sindicato Nacional dos Tradutores
Rua da Quitanda, 194 sala 708
Centro
20091-005 Rio de Janeiro, RJ

Tel.: (21) 2253-1616
Fax: (21) 2263-6089
Filiado à FIT – Federação Internacional de Tradutores
Filiado ao CRAL (Centro Regional América Latina) da FIT

1 Portaria No 3.264, de 27 de setembro de 1988, publicada no Diário Oficial em 3 de outubro de 1988.
2 Despacho da Secretaria Nacional do Trabalho de 25 de junho de 1990, publicado no Diário Oficial em 25 de junho de 1990.

Nenhum comentário: