segunda-feira, 19 de novembro de 2007

CAMERATA POPULAR DO RECÔNCAVO

CAMERATA POPULAR DO RECÔNCAVO
DATA: 26.11.07
LOCAL: TEATRO CIDADE DO SABER - CAMAÇARI
HORÁRIO: 20HS


FICHA TÉCNICA
FLAUTAS – Henrique Duarte; Sálua Chequer
BANDOLIM – Ricardo Marques
VIOLA DE 12 – Kito Matos
PERCUSSÃO – Cláudio Badega e Marcelo Pinho
VIOLÃO – Leonardo B. Reis
ACORDEON – Zé de Rocha
VOZ – Lalá Carvalho e Carlinhos Pajeú
PESQUISA E CONCEPÇÃO – Sálua Chequer
DIREÇÃO MUSICAL – Ricardo Marques


A música popular exprime de forma espontânea e autentica o cotidiano e a historicidade de um povo, constituindo portanto, um importante patrimônio cultural a ser preservado, uma vez que reforça as relações e saberes das comunidades das quais emerge.

Recriando uma sonoridade modal ibérica e brasileira, a Camerata Popular do Recôncavo é um grupo musical acústico, que optou por executar repertório de domínio público, músicas da tradição oral brasileira, adaptando essas canções para a formação instrumental completa do grupo, que inclui a participação da viola, bandolim, violão, flautas, percussão, acordeon e voz.

A pedra fundamental do trabalho da Camerata é o conteúdo das pesquisas etno-musicais, feitas principalmente em cidades do interior da Bahia pela Profa. Sálua Chequer, durante os últimos vinte e cinco anos. As canções da pesquisa são classificadas em: cantigas de berço, cantigas de roda, cantigas dramáticas, cantigas de trabalho e de vadiar. A pesquisadora recolheu também quadrinhas, rimas infantis, parlendas, ditos populares, expressões características do interior, rezas e devoções populares (mês de Maria, São José, Santa Luzia, São Cosme e São Damião, Santo Antonio, São João e São Pedro... etc), manifestações como Bumba meu boi, Reisado, Pastoril, além das brincadeiras da infância e uma coleção de brinquedos populares.

Com a intenção de desmistificar este tipo de repertório e valorizar as raízes da cultura brasileira, a camerata propõe-se a traduzir e atualizar musicalmente este material, proporcionando um espetáculo de beleza sonora e plástica surpreendentes, que tem empatia direta com os públicos mais diversos.

A Camerata Popular do Recôncavo, por ser liderada por educadores, se propõe a participar de projetos pedagógicos e exibições em escolas e universidades, como tema transversal em conteúdos que tenham ligação com o repertório citado (literatura, cultura popular, história).

Os projetos direcionados à empresas patrocinadoras via leis de incentivo cultural, atualmente incluem edição de Cd e livro (partituração, textos e imagens) abordando o conteúdo da pesquisa, focando na memória de determinada comunidade, ou em um tema específico, dada a diversidade do material coletado.

2 comentários:

Rita de Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rita de Carvalho disse...

a Camerata Popular do Recôncavo deveria ter seu trabalho reconhecido como de utilidade pública,dada a relevância da pesquisa realizada pelos artistas-educadores.
Estou aguardando o lançamento do CD e/ou DVD do grupo.