terça-feira, 2 de setembro de 2008

Introdutor da macrobiótica no Brasil faz palestras em Salvador


O introdudor, no Brasil, da alimentação integral como forma de cura, Tomio Kikuchi, 82 anos, chega a Salvador no dia 15 de outubro para série de palestras e atendimentos. Autor do célebre “Autocontrole Terapia”, espécie de bíblia do que se chamava, no passado, de macrobiótica, Kikuchi vai falar sobre os efeitos da tecnologia na vida do homem moderno, em palestra na Reitoria da UFBA, na manhã do dia 16. A programação inclui atendimentos terapêuticos, no dia 17, e vivência intensiva no Oásis da Paz, em Buraquinho, nos dias 18 e 19. No Oásis, Tomio Kikuchi e uma equipe de auxiliares vão orientar desde o preparo de alimentos a práticas de taichi, aikido, moxabustão dentre outras técnicas de terapia corporal, todas voltadas para o bem estar de corpo e alma. Tomio Kikuchi nasceu no interior do Japão em 1926. Lutou na Segunda Guerra e ainda jovem foi estudar em Tóquio, onde conviveu com médicos e cientistas. Entre 1948 e 1953, trabalhou com George Oshawa, o pai da macrô, de quem recebeu estímulo para se dedicar à chamada medicina “transformal”. Kikuchi deu continuidade coerente às idéias de Oshawa, e assim vem acrescentado conhecimentos à doutrina original - tanto que está preferindo chamá-la de “macromicrobiótica”, incluindo a magnitude que faltava.

“Nossa atividade é solidariedade, solidariedade interna e externa”, afirma o professor Kikuchi. Segundo ele, temos cinco bocas e com todas nos alimentamos: a boca, propriamente, os olhos, os ouvidos, o nariz e. o umbigo (a boca principal durante a gestação). “Por meio do controle dessas cinco bocas podemos direcionar nosso destino, ampliando a longevidade e mesmo nossa percepção da existência na Terra”, diz ele. Para ele, precisamos de uma alimentação psicossomática. “A gastronômica não vai funcionar.”

Aos 82 anos, Kikuchi começa trabalhar às 5h da manhã, no Satori, misto de restaurante e consultório. A sala de atendimento é dos anos 50. Os móveis antigos indicam o estilo simples de vida. Pelo seu consultório passaram políticos e artistas como Gilberto Gil, Fernando Gabeira, Vitor Buaiz, Beth Carvalho, Carlos Renó e até médicos conceituados como Dráuzio Varela e tantos outros.

Para mais informações, ligue 3240-7692 (Restaurante Gergelim), rgergelim@hotmail.com e www.navii.com.br/blog

Um comentário:

Jorge Purgly disse...

Olá estou escrevendo sobre o tema e gostaria de compartilhar o assunto.
Veja
http://drbachflower.blogspot.com
htp://biometrio.blogspot.com
http://konektigi.blogspot.com
http://mastersuno.blogspot.com
http://purgly.blogspot.com
http://xeesm.com/JorgePurgly
http://purgly.wordpress.com
Aproveito a oportunidade para desejar um Feliz Ano de 2010 repleto de realizações.
Um abraço,
Jorge