terça-feira, 23 de setembro de 2008

MAL DO SÉCULO: o tédio nosso de cada dia


Prof. Augusto Pitta, M.Ed. (State University of New York at Buffalo)
AP Traduções e Assessoramento Internacional Ltda.
http://aptraducoes.googlepages.com/

MAL DO SÉCULO: o tédio nosso de cada dia

“Todo o dia o sol levanta e a gente canta ao sol de todo dia” (Caetano Veloso). “Todo dia ela faz tudo sempre igual...” (Chico Buarque de Holanda). “... Todo dia era dia de índio...” (Baby do Brasil e Pepeu Gomes). “Todos os dias é um vai-e-vem, a vida se repete na estação...” (Simone). E por aí vai! “Nada é novo debaixo do sol” (Rei Salomão). Estas declarações acima nos conduzem ao tédio do nosso cotidiano. Nada mais nos surpreende. Tudo o que ouvimos e/ou vemos que, num primeiro momento, pode parecer inédito, acaba por nos remeter a alguma lembrança de algo igual ou parecido vivido por nós mesmos ou por alguém de quem tivemos notícia. E aquela sensação do “eu já vi/ouvi isso antes” torna-se inevitável. Vivemos numa sociedade planetária onde a falta de tempo é quem está a gerir o nosso próprio tempo, o vosso... Ninguém parece ter mais tempo para nada, nem mesmo para si próprio! E “enquanto o tempo acelera e pede pressa, eu me recuso faço hora, vou na valsa, a vida é tão rara” (Lenine). Porém, não rara fosse esta lucidez na maioria de nós, quem sabe teríamos uma postura diferente frente a este frenético ritmo que nos impõe o mundo. Só sei que “mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não para” (Lenine). E seguimos nós sem tempo para nós mesmos, para nossos cônjuges, para nossos filhos, para nossos amigos... pára nós! Há quem diga cante que “nada do que foi será do jeito que a gente viu a um segundo” pois “tudo muda o tempo todo no mundo” (Lulu Santos). Todavia, vão-se os anéis, mas ficam-se os dedos! O que muda o tempo todo no mundo talvez seja a forma de as coisas serem feitas, manipuladas... No entanto, em essência, as coisas permanecem, são e estão do mesmo jeito que “Adão e Eva” vivenciaram, e subseqüentemente seus descendentes, ou seja, a gente, depois que supostamente teriam deixado o paraíso, já que “no paraíso, um dia de manhã, Eva comeu maçã e Adão também comeu, então ficou Eva sem nada e Adão sem nada, se Eva deu mancada, Adão também deu!” (Elba Ramalho). Em conclusão, meus amigos, nascemos, reproduzimos, produzimos e morremos. Tudo o que passa disso é vaidade. De fato, “não há nada novo debaixo do sol”! (Rei Salomão). Rebelemo-nos então! Digamos não a este esquema. Precisamos nos dedicar bem mais ao ser do que ao obter. Contra fato, não há argumento: precisamos de nós mesmos, dos nossos cônjuges, dos nossos filhos, dos nossos parentes, dos nossos amigos, da mesma forma (quiçá mais até) que precisamos dos nossos cargos, empregos, empresas, imagens públicas, conquistas, etc. Encontrar um ponto de equilíbrio é algo que urge! A estratégia da hiperocupação laboral é algo que deve nos preocupar. Ela está nos afastando da nossa essência e deixando os nossos entes queridos órfãos da nossa presença.

sábado, 6 de setembro de 2008

Encontro de Profissionais da Web Baiana



ADBA - Associação das Agências Digitais da Bahia

Importante: Registre agora o domínio adba.com.br para não deixar de receber as informações, avisos e novidades do(a) ADBA - ASSOCIAÇÃO DAS AGÊNCIAS DIGITAIS DA BAHIA. Veja instruções detalhadas.

Esta mensagem está sendo enviada de acordo com a relação de 'Boas Maneiras' publicada pela ABEMD (Associação Brasileira de Marketing Direto), a qual encontra-se disponível na integra no endereço http://www.abemd.org.br/boasmaneiras.htm

Ferramenta de relacionamento por e-mails desenvolvida pela equipe da BeeWeb

PRODUÇÃO DE SITES . CAMPANHAS DE E-MAIL
Telefax.: (71) 3367-3367 - www.beeweb.com.br

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Introdutor da macrobiótica no Brasil faz palestras em Salvador


O introdudor, no Brasil, da alimentação integral como forma de cura, Tomio Kikuchi, 82 anos, chega a Salvador no dia 15 de outubro para série de palestras e atendimentos. Autor do célebre “Autocontrole Terapia”, espécie de bíblia do que se chamava, no passado, de macrobiótica, Kikuchi vai falar sobre os efeitos da tecnologia na vida do homem moderno, em palestra na Reitoria da UFBA, na manhã do dia 16. A programação inclui atendimentos terapêuticos, no dia 17, e vivência intensiva no Oásis da Paz, em Buraquinho, nos dias 18 e 19. No Oásis, Tomio Kikuchi e uma equipe de auxiliares vão orientar desde o preparo de alimentos a práticas de taichi, aikido, moxabustão dentre outras técnicas de terapia corporal, todas voltadas para o bem estar de corpo e alma. Tomio Kikuchi nasceu no interior do Japão em 1926. Lutou na Segunda Guerra e ainda jovem foi estudar em Tóquio, onde conviveu com médicos e cientistas. Entre 1948 e 1953, trabalhou com George Oshawa, o pai da macrô, de quem recebeu estímulo para se dedicar à chamada medicina “transformal”. Kikuchi deu continuidade coerente às idéias de Oshawa, e assim vem acrescentado conhecimentos à doutrina original - tanto que está preferindo chamá-la de “macromicrobiótica”, incluindo a magnitude que faltava.

“Nossa atividade é solidariedade, solidariedade interna e externa”, afirma o professor Kikuchi. Segundo ele, temos cinco bocas e com todas nos alimentamos: a boca, propriamente, os olhos, os ouvidos, o nariz e. o umbigo (a boca principal durante a gestação). “Por meio do controle dessas cinco bocas podemos direcionar nosso destino, ampliando a longevidade e mesmo nossa percepção da existência na Terra”, diz ele. Para ele, precisamos de uma alimentação psicossomática. “A gastronômica não vai funcionar.”

Aos 82 anos, Kikuchi começa trabalhar às 5h da manhã, no Satori, misto de restaurante e consultório. A sala de atendimento é dos anos 50. Os móveis antigos indicam o estilo simples de vida. Pelo seu consultório passaram políticos e artistas como Gilberto Gil, Fernando Gabeira, Vitor Buaiz, Beth Carvalho, Carlos Renó e até médicos conceituados como Dráuzio Varela e tantos outros.

Para mais informações, ligue 3240-7692 (Restaurante Gergelim), rgergelim@hotmail.com e www.navii.com.br/blog